Programação nos Estados

Clique na sigla correspondente à Unidade CASSI que deseja consultar.

O que elas dizem

Os depoimentos abaixo retratam a motivação que se deve ter para enfrentar o câncer de mama. É esse o objetivo desta seção: incentivar as pessoas que lutam contra a doença!

Participe! Entre em contato com a Unidade CASSI de seu estado e saiba como enviar a sua frase.



"O diagnóstico precoce é essencial para a cura do câncer de mama. O amor da família e dos amigos é fundamental!"

Herlizete Cunha e Rocha Bittencourt, participante da PB

"Se você se ama, faça o exame preventivo da mama! O câncer de mama tem cura se descoberto no início."

Ingrid Berg de Mendonça, participante de MG

"Há quem acredite que a força de uma mulher está em seus cabelos. Não é o meu caso, vou vencer a batalha contra o câncer de mama!"

Josiane Klettenberg, participante de SC

"Se um dia o câncer entrar na sua vida, encare-o de frente, pois só assim você poderá vencê-lo!"

Márcia Moreschi Guerra, participante de SP

"Câncer de mama em palavras: diagnóstico precoce = tratamento na hora certa = cura!"

Mônica Garcia Colli Badini, participante de SP

"Tão importante quanto o diagnóstico precoce é aceitar o tratamento e, nesse período, praticar e ensinar atividades artesanais. Este foi o meu segredo."

Vânia Aparecida Lima Prates, participante de MG

Precisamos tocar neste assunto

Dia 1º de outubro começa oficialmente o mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa. O câncer de mama se caracteriza pela proliferação anormal, de forma rápida e desordenada, das células do tecido mamário. Atinge mulheres e homens, sendo que o diagnóstico da doença em homens é raro (apenas 1% dos casos). Teste, abaixo, os seus conhecimentos sobre o câncer de mama.

Antes de iniciar o teste, você pode ter acesso a uma série de conteúdos relacionados ao tema clicando aqui.

"Dia D" no Outubro Rosa atrai participantes CASSI pelo Brasil

O "Dia D" da CASSI no Outubro Rosa envolveu participantes pelo Brasil. A data escolhida pela Caixa de Assistência para promoção e controle da doença foi 23 de outubro. Neste dia, muitas iniciativas de saúde foram desenvolvidas em todo País, reunindo aproximadamente 400 participantes em palestras, oficinas, rodas de conversa e exposições.

A data simboliza o destaque dado pela CASSI durante todo o mês. Além do hotsite, também foram realizadas abordagens sobre o câncer de mama em atividades coletivas nas Unidades, CliniCASSI e dependências do BB, junto às participantes e colaboradoras.

Veja alguns exemplos de ações realizadas pelo País no Dia D do Outubro Rosa CASSI e imagens das atividades.

A CliniCASSI Vitória desenvolveu a palestra "Prevenindo e superando a depressão" no processo do câncer de mama, com a participação de médica ginecologista e obstetra e assistente social.
A Unidade Maranhão montou um stand de alimentos funcionais para a prevenção do câncer de mama, na CliniCASSI São Luis, com exposição realizada por nutricionista da rede credenciada.
A CliniCASSI Uberaba realizou a atividade "Mulher! Saúde na maturidade", sobre prevenção das doenças de maior prevalência no sexo feminino. Na CliniCASSI Uberlândia, a ação "Mais atenção, mais amor. Todos juntos contra o câncer de mama", contou com apresentação de vídeo sobre o tema e discussão entre os presentes. Na CliniCASSI Juiz de Fora, o tema da atividade foi "A informação é a melhor arma para a prevenção do câncer de mama", com apresentação de filme e exposição sobre o tema por uma enfermeira.
A CASSI Mato Grosso realizou na Superintendência do Bando do Brasil a ação "Outubro Rosa: um toque de amor à vida", com palestra conduzida pela médica de família sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Na CliniCASSI João Pessoa, foi realizado o "Chá Rosa", uma atividade com depoimentos de mulheres que enfrentaram e superaram o câncer de mama, além de orientação sobre a doença com uma mastologista.
Na CASSI Paraná foram abordados aspectos sobre a vida da mulher pela gerente de Saúde da Unidade. Além disso, foram apresentados mitos e verdades sobre o câncer de mama pela médica ambulatorial da CASSI.
A Unidade realizou rodas de conversa, com médicos da CASSI, sobre o câncer de mama e o câncer ginecológico, com as mulheres cadastradas na ESF.
A CliniCASSI Caxias do Sul realizou a atividade "Climatério – Uma nova fase a ser descoberta", abordando aspectos clínicos e tratamentos sobre o climatério.
A CliniCASSI Balneário Camboriú realizou a atividade "Percebendo a influência da mudança comportamental, além do corpo doente", com dinâmica e a condução realizada por médica e enfermeiro. Na CliniCASSI Florianópolis, o tema da atividade foi "Corpo de Mulher: um caso de amor", trazido às participantes com a facilitação de assistente social e médica de família. Os profissionais de saúde do Serviço Próprio ainda realizaram, em parceria com a agência Açores do Banco do Brasil, uma palestra para os clientes da agência enfocando os principais exames para detecção precoce do câncer de mama, além de apresentação de um vídeo sobre o tema.
No Estado de São Paulo foram realizadas diversas atividades como rodas de conversa sobre prevenção do câncer de mama, menopausa, promoção da saúde cardiovascular, papeis da mulher, entre outros temas. As atividades ocorreram nas CliniCASSI e nas dependências do Banco do Brasil.