Estratégia de cuidado rende prêmio à CASSI
Publicado em: 20/09/2021
Um método de atendimento desenvolvido pela CASSI para prestar assistência integral a idosos no Rio de Janeiro reduziu as internações e controlou as complicações de condições crônicas. A iniciativa da Unidade RJ conquistou o 1º lugar no Prêmio IBRAVS 2021 – Cases de Saúde Baseada em Valor.
Confira o vídeo da premiação aqui.
O IBRAVS é uma entidade sem fins lucrativos, fundada por profissionais de diversas organizações conceituadas na área da saúde. O júri integrado por profissionais e acadêmicos renomados elegeu como vencedor o projeto “Saúde Baseada em Valor com Estratégia para Garantia de Equidade no Sistema Suplementar”. O reconhecimento nacional foi divulgado na última sexta-feira (17).
Durante um ano, a equipe da Unidade RJ acompanhou 380 associados residentes na capital fluminense, com idade entre 80 a 90 anos e condições de saúde agravadas. Metade dos participantes foi acompanhada pelas equipes de saúde da CliniCASSI, enquanto os demais continuaram usando os serviços credenciados pelo sistema de livre escolha.
No final do período, ao se comparar os resultados entre os dois grupos, o cuidado realizado pela CliniCASSI proporcionou melhorias efetivas nas condições de saúde daqueles acompanhados de forma direta. Apenas 42% utilizaram os serviços credenciados, como prontos socorros, atendimentos médicos de emergência e internações.
“Isso significa que os cuidados oferecidos pela Atenção Primária à Saúde (APS) deram maior qualidade de vida aos participantes, além de reduzir custos da CASSI com os serviços de prestadores e hospitais credenciados”, explica o presidente, Castro Jr.
INOVAÇÃO: O desenvolvimento de uma ferramenta própria permitiu segmentar e identificar a população-alvo e aplicar a coordenação do cuidado, mediante o acompanhamento da jornada dos participantes na rede própria e credenciada, além de avaliar melhor a evolução das condições de saúde de cada um.
Segundo a gerente de Saúde da Unidade RJ, Márcia Cristina Chagas Macedo Pinheiro, o cuidado oferecido ao grupo foi o mesmo que a CASSI já realiza em todas as CliniCASSI do país, entretanto, para a implementação do projeto, foi escolhida uma população específica, com um perfil mais homogêneo, para facilitar o monitoramento da eficácia do método.
“Com essa ferramenta, que chamamos de Classificação de Demanda de Gravidade, conseguimos oferecer um acompanhamento constante e monitorar todas as necessidades do associado”, destaca.
Além do 1º lugar, o júri concedeu à CASSI a Certificação IBRAVS – Cases de Saúde Baseada em Valor (nível 2) e indicou a publicação do caso em jornal internacional, com a coautoria de integrantes do júri e de acadêmicos da Universidade Nova de Lisboa.