Publicado em: 22/10/25

CASSI e Apabb lançam projeto para pessoas com deficiência 

Arte e esporte são foco do projeto CASSI em Movimento, que funcionará em 15 estados 

A CASSI e Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco o Brasil e da Comunidade (Apabb) acabam de anunciar uma parceria para melhorar a qualidade de vida e favorecer o desenvolvimento das pessoas com deficiência. O CASSI em Movimento permite direcionar as pessoas com deficiência acompanhadas pelas CliniCASSI para as práticas esportivas e atividades artísticas oferecidas pela APABB em 15 capitais brasileiras.

O objetivo é incentivar a prática de outras atividades, além do tratamento que os participantes já realizam pelo plano, aproveitando vagas nos programas que a Apabb já dispõe. O lançamento ocorreu em Belém (PA), no domingo, 19/10, e a partir de agora o projeto será implantado nas outras capitais onde a Apabb está presente, no Distrito Federal e nos seguintes estados: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Como funcionará 
As pessoas com deficiência acompanhadas pelas CliniCASSI serão encaminhadas para os projetos das unidades Apabb, que disponibilizará vagas para esse público. Os profissionais de saúde da CASSI direcionarão os participantes para as atividades mais adequadas a cada perfil e, a cada seis meses, avaliarão as habilidades desenvolvidas no período para definir a continuidade ou redirecionamento para outra atividade.

“A arte e as práticas esportivas, têm excelentes resultados terapêuticos que vão para além das terapias em consultório”, ressalta Danielle Campelo, analista de saúde da CASSI e uma das idealizadoras dessa parceria. Psicóloga infantil com experiência clínica, que trabalha com arteterapia para crianças com deficiência e é mãe de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Danielle diz experimentar, na prática, os benefícios dessas atividades complementares para o desenvolvimento global de pessoas com deficiência. 

As modalidades oferecidas pelas Apabb variam de acordo com o estado e as parcerias locais. Entre as práticas já disponíveis estão natação, judô, futsal, capoeira, bocha e oficinas de música, dança, artesanato e expressões artísticas. “O objetivo da CASSI,  na lógica da atenção integral às pessoas, é trabalhar suas necessidades de saúde e promover todas as atividades quer possam colaborar para que essa saúde se mantenha, como as atividades físicas, ao ar livre, atividades sociais. Por isso fechamos um termo de cooperação por tempo indeterminado e a partir do lançamento no Pará passaremos a estender essa parceria para outras 14 cidades onde a APABB tem sede”, disse o diretor de Risco Populacional, Saúde e Rede de Atendimento da CASSI, Fernando Amaral.   

“A parceria significa um ganho para os assistidos pela Apabb, principalmente na atenção primária à saúde e outros cuidados básicos. Estamos muito felizes em colaborar nisso que é a implementação da Política de Relacionamento com as Pessoas com Deficiência da CASSI”, diz o presidente da Apabb, Francisco Djalma de Oliveira. 

Relevância 

A parceria entre as duas instituições é uma das iniciativas decorrentes da Política de Relacionamento com as Pessoas com Deficiência lançada no ano passado pela CASSI, que norteia a oferta de serviços pela Instituição. Esse documento construído com ampla participação social (conferências nas 27 unidades federativas para ouvir sugestões de participantes do plano, beneficiários, profissionais de saúde e lideranças que são referência no tema. Com quase 600 mil beneficiários, a CASSI é a maior autogestão do país e tem aproximadamente 8 mil participantes com algum tipo de deficiência identificado.

Veja como foi o lançamento da parceria em Belém