Somos a CASSI

Caixa de assistência dos funcionários do Banco do Brasil

Uma instituição sem fins lucrativos, que está entre as maiores administradoras de planos de saúde do País. Fundada em 27 de janeiro de 1944 por um grupo de funcionários do Banco do Brasil, atualmente temos mais de 720 mil participantes e estamos presentes em todo o território nacional.

ícone de uma flecha no alvo

Missão

A nossa Missão é promover uma vida melhor aos nossos participantes, por meio da atenção integral à saúde.

Ícone de um olho

Visão

Temos como Visão, ser reconhecida por proporcionar atenção integral à saúde, com inovação e sustentabilidade.

Propósito

Temos como Propósito cuidar da saúde do
participante em todas as
fases da sua vida.

vetor com o logo da Cassi

Conheça nossos valores

Solidariedade e equidade:

Pautamos nossas ações por meio de uma relação de responsabilidade, interesse e apoio mútuos. Reconhecemos as diferentes necessidades e respeitamos a igualdade de direitos, observando-se a realidade e contextos específicos.

Ética e transparência:

Trabalhamos com integridade, profissionalismo e transparência, apoiando nossas ações na honestidade.

Inovação e sustentabilidade:

Agimos de forma inovadora e sustentável, aproveitamos oportunidades para nos antecipar às mudanças e tendências do mercado de saúde, buscando a perenidade da Instituição.

Gestão participativa:

Planejamos e executamos ações de forma participativa, integrada e competente para garantir a realização dos objetivos da Instituição.

Compromisso com a vida:

Promovemos ações que contribuam para a valorização e respeito à vida.

Valorização dos trabalhadores:

Contribuímos continuamente para um ambiente propício à motivação e ao desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores.

Imagem sede CASSI

Conheça mais a nossa história

A Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (CASSI) é uma empresa de autogestão em saúde fundada em 27 de janeiro de 1944 por um grupo de funcionários do BB.

O objetivo era ressarcir as despesas de saúde dessa população. Com 75 anos de existência, a CASSI é hoje uma das maiores instituições sem fins lucrativos administradoras de planos de saúde do País. Atualmente, tem mais de 720 mil participantes.

Veja, por ano, os principais acontecimentos da CASSI

2022

História da CASSI – 2022

Em 2022, a CASSI assumiu o Projeto de Expansão da Oferta de Atenção Primária à Saúde (APS) para todos os seus participantes. O projeto inclui a criação de novas CliniCASSI, parcerias com CliniCASSI existentes e a disponibilização de serviços de telessaúde na APS. Além disso, foram iniciadas obras de relocalização e reforma das CliniCASSI existentes.

Houve aumento de 40,5% de atendimentos por meio da Telemedicina Pronto Atendimento. Dos participantes que utilizaram o serviço, 95% aprovaram o atendimento. Além disso todos os beneficiários passaram a contar com atendimento via chat, 24 horas por dia, pelo App e pelo site CASSI.

Neste ano houve a implementação de um sistema de gestão dos canais de relacionamento com clientes (CRM, do inglês Customer Relationship Management), para melhorar a jornada do participante na interação com o plano de saúde. E, ainda com foco na melhor da experiência do usuário, lançou um novo site, mais intuitivo e com navegação facilitada no celular, e incluiu novas funcionalidades no App CASSI.

A CASSI lançou dez planos regionais com mensalidades mais acessíveis. Essa iniciativa reverteu uma porcentagem significativa de cancelamentos e resultou em uma menor taxa de evasão em comparação com outras operadoras.

Teve início a implantação do modelo analítico que usa dados para prever tendências, permitindo que a Instituição se antecipe na tomada de decisões estratégicas, táticas e operacionais e atue com maior precisão.

2021

História da CASSI – 2021

A CASSI definiu a sua estratégia corporativa 2022/2026, que tem como pilares estratégicos o acolhimento memorável aos seus participantes, transformação digital, aumento de receita e otimização dos recursos. Além disso, foi aprovado neste ano o primeiro orçamento plurianual da Instituição, válido para 2022 e 2023.

Foi implementado o chat como mais uma forma de comunicação dos participantes e prestadores com a CASSI. 330 mil participantes, de 22 estados, e todos os prestadores passaram a contar com esse atendimento pelo App ou site da CASSI. Além do chat, o App da CASSI ganhou novas funcionalidades, para melhorar e experiência do participante e evitar gastos para a CASSI, no caso da opção “Contestar eventos”.

Foram incluídos na Lista de Medicamentos e Materiais Abonáveis da CASSI (Limaca), usada para a promoção da assistência farmacêutica, seis condições crônicas, além de 16 novos princípios ativos e cerca de 400 produtos, com cerca de 20 mil associados beneficiados por essa ampliação.

Todas as mulheres participantes da CASSI passaram a contar com cobertura para mamografia digital em 2021, com a flexibilização das regras de autorização desse exame, que a ANS torna obrigatório apenas para mulheres entre 40 e 69 anos.

A CASSI Sede, Unidade DF e CliniCASSI Brasília ganharam novo endereço, com estrutura mais enxuta e adequada à nova realidade de mercado. E implementou o regime de teletrabalho parcial para colaboradores da Sede, Cepag e Central CASSI.

Em 2021 foi lançado o CASSI Essencial, com abrangência nacional e mensalidade regional. Na Telemedicina, passou a oferecer pronto atendimento virtual 24 horas por dia e sete dias por semana para todas as necessidades envolvendo assistência à saúde.

2020

História da CASSI – 2020

Em 2020 a CASSI implantou novos serviços para ampliar a forma de cuidado. Em abril, logo no começo da pandemia, criou a Telemedicina Covid para atendimento por chamada de vídeo para pessoas com sintoma da doença e de síndrome gripal. Os ótimos resultados e a grande aceitação deste formato por parte dos participantes do plano fizeram a Instituição apostar também na telemedicina como possibilidade de expansão rápida da Atenção Primária à Saúde (APS), e em agosto a CASSI passou a oferecer o serviço para qualquer problema de saúde a mais de 15 mil beneficiários de 145 cidades do interior de cinco estados. A prioridade foi para locais do interior, nos quais há menor disponibilidade de serviços de saúde, o que dificulta credenciamentos pela CASSI. Os participantes atendidos pela Telemedicina APS contam com cuidado integral e monitoramento por equipes de saúde multiprofissionais que fazem ainda prevenção e ações para controle de agravos de doenças já existentes. Também nessa linha da expansão da atenção primária, a CASSI firmou parceria com duas clínicas para, junto com a CliniCASSI Curitiba, oferecer cuidado integral a todos os participantes da capital paranaense e região metropolitana. O Bem CASSI é oferecido a mais de 16 mil participantes e servirá de modelo para levar este serviço a outras regiões.

Neste ano também, no mês de junho, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) encerrou o regime de direção fiscal na CASSI que havia instaurado em julho de 2019, em função da desconformidade em indicadores econômico-financeiros acompanhados pelo órgão regulador. A ANS entendeu, pelo acompanhamento dos resultados, que a Caixa de Assistência havia cumprido todos os itens previstos no Programa de Saneamento.

A CASSI conquistou ainda em 2020 o Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar, concedido pela FIA/USP em parceria com o site UOL. A premiação é resultado de pesquisa com os colaboradores e leva em conta, dentre outros fatores, o clima no ambiente de trabalho, as oportunidades e benefícios, e a avaliação dos gestores.

2019

História da CASSI – 2019

Em 2019 a CASSI alterou os percentuais de coparticipação para 40% para consultas (em pronto-socorro ou com hora marcada), em sessões de psicoterapia, acupuntura e visitas domiciliares, e 20% para exames de laboratório, de diagnose, e fisioterapia, RPG, fonoaudiologia e terapia ocupacional, que não envolvam internação hospitalar.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) instaurou o regime de direção fiscal na CASSI, em função da desconformidade em indicadores econômico-financeiros acompanhados pelo órgão regulador.

A CASSI participou do oitavo ciclo do Programa de Intervenção Fiscalizatória da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que tem por objetivo identificar as falhas operacionais que possam gerar reclamações dos beneficiários à ANS.

Foi criado um canal específico na Central CASSI para contato de credenciados e pedidos de autorização de procedimentos.

Os associados aprovaram a reforma estatutária da CASSI que estabeleceu nova forma de custeio, com contribuição por dependente, e medidas para a recuperação da Instituição. A nova forma de custeio busca corrigir o desequilíbrio entre receitas e despesas da Instituição.

Décima Terceira Reforma Estatutária, aprovada em 28 de novembro de 2019, mediante realização de Consulta ao Corpo Social.

Estatuto versão gráfica

Estatuto versão cartório

 

2018

História da CASSI – 2018

Em 2018 houve a implementação da nova diretriz de remuneração dos serviços hospitalares, com pagamento por pacotes de serviços em vez do pagamento por procedimentos.

A CASSI criou um sistema próprio de votação que permitiu ampliar a participação dos associados nas consultas ao corpo social. A nova ferramenta acrescenta dois novos canais: o site e o App CASSI, além dos terminais de autoatendimento (TAA) e do SisBB.

Houve ampliação das especialidades abrangidas pela junta médica: cirurgia vascular e urologia, além de ortopedia, neurologia, cardiologia e cirurgia bucomaxilofacial, que já eram contempladas antes.

2017

História da CASSI – 2017

Em 2017 a CASSI iniciou uma ação estratégica para a melhoria da assistência ao beneficiário e redução de despesas hospitalares por meio de auditorias in loco, começando em 75 hospitais que representam os maiores custos das contas de internação pagas pela Caixa de Assistência.

A CASSI disponibilizou o cartão CASSI no aplicativo da Caixa de Assistência para smartphone.

Houve ampliação do público-alvo do CASSI Família para parentes consanguíneos até 4º grau: primos, tios-avôs, sobrinhos-netos, trisavós e trinetos de funcionários, ex-funcionários, aposentados e pensionistas do Banco do Brasil.

O modelo de cuidado adotado pela CASSI foi reconhecido pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) como experiência exitosa no Laboratório de Inovação em Atenção Primária na Saúde Suplementar Brasileira.

Como parte do Convênio de Cooperação Técnica entre a Caixa de Assistência e o Banco do Brasil, o BB contratou consultoria especializada em serviços de saúde para identificar pontos a serem aprimorados e, ao final do projeto, apresentar novos modelos de serviços de saúde

A Caixa de Assistência lançou o Visão CASSI, um novo canal para os associados acompanharem os resultados da Instituição, possibilitando maior transparência sobre o uso dos recursos.

2016

História da CASSI – 2016

Em 2016 foram aprovadas ações voltadas à sustentabilidade do Plano de Associados. Dentre essas medidas, consta o incremento de receita assistencial, decorrente da contribuição extraordinária e temporária de 1% pelos associados e do ressarcimento de despesas feito pelo Banco do Brasil, referente a despesas de saúde. A contribuição extraordinária começou a ser descontada na folha de pagamento em 20 de dezembro.

A Ouvidoria passou a acolher reanálises de negativas de procedimentos e de coberturas assistenciais, o que aumentou em 118% o número de atendimentos em relação a 2015.

Em 2016, os novos dependentes do Plano de Associados – filhos e cônjuges/companheiro(a) de funcionários ou aposentados do Banco do Brasil, para ter direito ao benefício, precisaram ter sua inclusão homologada pela CASSI, após o registro no cadastro de dependentes econômicos do BB.

A CASSI deu prosseguimento ao processo de certificação digital do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) nas Unidades. Com isso, 29% dos atendimentos no País estão sendo assinados digitalmente, abrangendo as Unidades Bahia, Distrito Federal, Goiás e Rio de Janeiro.

Foi formalizado Memorando de Entendimentos entre o Banco do Brasil e cinco entidades representativas dos funcionários e aposentados do BB, com sugestões para a sustentabilidade do Plano de Associados da CASSI.

Uma contribuição extraordinária e temporária de 1% para o Plano de Associados foi aprovada pelo Corpo Social. O desconto, que começou no mês posterior, ocorrerá até, no máximo, dezembro de 2019.

A CASSI passou a contar com o ressarcimento mensal e temporário feito pelo Banco do Brasil, como uma das medidas apresentadas na Mesa CASSI, entre o BB e entidades representativas.

Décima Segunda Reforma Estatutária, aprovada em 21 de novembro de 2016, mediante realização de Consulta ao Corpo Social.

Estatuto Social CASSI

2015

História da CASSI – 2015

O ano de 2015 marcou a intensificação das negociações envolvendo os representantes do Banco do Brasil e os representantes do Corpo Social, visando à aprovação de uma proposta orçamentária equilibrada e sustentável e à discussão a respeito de modelos de custeio que pudessem garantir maior perenidade ao Plano.

Neste ano a CASSI reestruturou a forma de inclusão de dependentes (associados e pensionistas) no Plano de Associados. Com isso, para que os novos dependentes tenham direito ao uso do Plano, o titular (funcionário da ativa ou aposentado do BB) precisa, depois de informar a inclusão do dependente ao Banco, homologar a inscrição do novo dependente junto à CASSI.

Foi criada a possibilidade de contratação do Plano CASSI Família via site, com o objetivo de proporcionar acolhimento e gravação de propostas de adesão ao Plano, de forma segura e antecipada via internet.

2014

História da CASSI – 2014

Em 2014 foi concluído o processo de Acreditação das CliniCASSI Brasília Sul e Brasília Norte, os primeiros Serviços Próprios da Caixa de Assistência a receberem a certificação da Joint Commision International. O certificado atesta que o atendimento nesses dois locais é feito com qualidade e segurança para os pacientes, seguindo padrão internacional de qualidade para serviços de Atenção Primária em Saúde.

A CASSI lançou um novo site, com navegação mais moderna e intuitiva, e um aplicativo específico para busca de prestadores de serviço pelo celular.

Neste ano foi feita uma pesquisa de satisfação com participantes e prestadores de serviços. Foi utilizada metodologia qualitativa, possibilitando maior aprofundamento analítico sobre experiências, expectativas e avaliações dos entrevistados.

CASSI celebra três novos convênios de reciprocidade. Com isso, a Caixa de Assistência passa a ter 20 instituições conveniadas.

2013

História da CASSI – 2013

A CASSI firmou parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, para a emissão de parecer médico para patologias de coluna vertebral. O objetivo é garantir o tratamento mais adequado ao quadro clínico do participante com indicação de cirurgia de coluna.

Foi disponibilizada aos participantes a possibilidade de acompanhar o andamento das solicitações de autorização de procedimentos pelo site e pela Central CASSI. Além disso, aprimorou o extrato do uso do Plano para facilitar a conferência dos serviços cobrados pelos prestadores e dos valores que os associados pagam sob forma de coparticipação.

Foi aplicada pesquisa de satisfação com beneficiários dos Planos de Associados e CASSI Família de todos os Estados e do Distrito Federal. O questionário permitiu avaliar a rede credenciada, as Unidades e Serviços Próprios, os benefícios e a satisfação geral com os planos. A satisfação geral com a CASSI alcançou a nota de 7,7.

Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) confirmou satisfação dos participantes da CASSI. A Instituição teve índice acima da média das demais operadoras na primeira pesquisa da ANS, que avaliou a satisfação dos beneficiários com seus planos de saúde. Entre os participantes da Caixa de Assistência, 77% se declararam satisfeitos ou muito satisfeitos.

2012

História da CASSI – 2012

Em 2012 a Ouvidoria CASSI passou a oferecer, além da internet, atendimento por telefone, inclusive para atendimento a deficientes auditivos. O serviço funciona de 2ª a 6ª feira, das 8 às 18h.

A Caixa de Assistência implantou uma pesquisa de satisfação na Central CASSI (0800 729 0080) para que participantes, prestadores e visitantes possam avaliar o atendimento recebido. A pesquisa tem objetivo de planejar e implementar melhorias na Central CASSI para aumentar a satisfação dos públicos de relacionamento.

A CASSI incorporou 15 novos procedimentos à cobertura prevista no Plano de Associados e 16 no CASSI Família. Os serviços integram o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que foi atualizado pela Resolução Normativa 262, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O Programa de Atenção aos Crônicos (PAC) foi ampliado para AL, AM, AP, CE, ES, GO, MA, MT, PA, PB, PR, RN, SE, SP e DF. O Programa é destinado aos participantes que apresentam condições crônicas complexas, descompensações frequentes e grande utilização de serviços emergenciais e especializados.

A Unidade Roraima, a CliniCASSI Boa Vista (RR) e a CliniCASSI Uberlândia (MG) mudaram de endereço. Durante o ano, também, sete Unidades e 18 Serviços Próprios da CASSI passaram por reformas e manutenção.

A CASSI participou da pesquisa que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) faz das operadoras. O Índice de Desenvolvimento da Saúde Suplementar (IDSS) confere à Caixa de Assistência nota 0,8092 (escala de 0 a 1) e a coloca à frente das maiores operadoras de mercado e da maioria das cooperativas médicas. Esse índice faz parte do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar e avalia as operadoras em quatro dimensões: assistencial, econômico-financeira, estrutura e operação e satisfação do beneficiário, tendo como base o cumprimento às normas estabelecidas pela ANS.

Foi implementada ferramenta de análise e monitoramento em saúde para identificar e reduzir as inconsistências no pagamento das contas médico-hospitalares. A nova solução tecnológica intensifica o controle das despesas, confere gestão mais efetiva dos riscos vinculados ao processo de pagamento das despesas assistenciais e agilidade e precisão na análise dos dados, que antes era feita manualmente.

As adesões ao Plano CASSI Família II efetivadas a partir de 5 de setembro de 2012, com matrículas iniciadas pelo número 170, passaram a ter nova regra de reembolso. A cláusula que previa ressarcimento em situações de insuficiência/inexistência de rede credenciada foi extinta, por determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O Plano de Associados é adaptado à Lei 9.656/98, de 1998, que regulamenta os planos privados de assistência à saúde. A medida entrou em vigor em agosto de 2012 e garante aos associados a cobertura permanente do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) atualizado, sem mudanças no valor das contribuições.

2011

História da CASSI – 2011

Em 2011 foi aplicada pesquisa de satisfação com participantes e prestadores. Em uma escala de 0 a 10, os participantes deram, na média, nota 8 para a Caixa de Assistência. Já os prestadores de serviços atribuíram nota 8,5 para a satisfação geral com a Caixa de Assistência.

A CASSI vinculou ao Mais CASSI 20,6 mil participantes dos Estados de Alagoas (Maceió), Paraná (Londrina), São Paulo (Jundiaí, Cabreúva, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Franco da Rocha, Itupeva, Louveira, Várzea Paulista e Vinhedo) e do Distrito Federal (nas cidades satélites de Ceilândia, Águas Claras, Samambaia, Vicente Pires e Taguatinga). O programa oferece médicos de referência como a primeira opção de atendimento em saúde, facilitando o acesso e qualificando o serviço.

Houve a implantação do Programa de Atenção aos Crônicos (PAC), que acompanha participantes com doenças crônicas de alta complexidade que necessitam de cuidados especiais e, assim, evitar complicações dessas enfermidades e melhorar a qualidade de vida dos beneficiários.

Neste ano foram inauguradas a Unidade Alagoas, a CliniCASSI Porto Alegre Sul (RS) e a CliniCASSI Maceió. Assim, a CASSI passa a contar com 65 CliniCASSI em todo o Brasil.

O benefício de entrega domiciliar do Programa de Assistência Farmacêutica (PAF), que já funcionava em PE, PR, ES, DF, AL, RN, SP, GO, MG, RJ, RS e MS, foi expandido a mais nove Estados: AC, AM, AP, CE, MT, RO, SC, RR e TO.

Três novos convênios de reciprocidade foram firmados em 2011, possibilitaram o incremento de 54.985 beneficiários no uso da rede credenciada à CASSI.

2010

História da CASSI – 2010

Em 2010 foi realizada a mais completa radiografia da Caixa de Assistência, que revelou as impressões de todos os seus públicos estratégicos. Foram entrevistadas, por telefone, 22.732 pessoas, por instituto de pesquisa independente, que realizou as pesquisas de satisfação com participantes e prestadores de serviço, de comunicação interna e externa e de Estratégia Saúde da Família (ESF). Participantes, colaboradores e credenciados foram entrevistados entre novembro de 2010 e janeiro de 2011. A pesquisa com participantes contemplou mais de 1,2 mil municípios, e o levantamento com prestadores, mais de 170 cidades. A pesquisa com a rede credenciada incluiu profissionais, instituições e serviços de saúde. O alto nível de satisfação dos participantes e prestadores mostrou que a CASSI está no caminho certo, mas houve índices que apontaram necessidade de melhorias, como as notas dadas pelos participantes para a oferta e amplitude da rede credenciada.

A avaliação dos participantes De uma nota de zero a 10, a Caixa de Assistência obteve uma média nacional de 7,9 pontos, um nível de satisfação alto entre os participantes, incluindo funcionários do Banco do Brasil (ativos), aposentados, pensionistas e beneficiários dos Planos CASSI Família 1 e 2. As diferenças apareceram quando os públicos foram segmentados: Os ativos foram os que apresentam menor satisfação (7,2), seguidos dos aposentados (7,7). A maior nota foi dada pelos pensionistas, com satisfação de 8,7. As notas obtidas por público ficam na faixa de alta satisfação, entre 7 e 8 pontos. Nos resultados divididos por região do País, o Nordeste apresentou uma média elevada de satisfação com relação à CASSI (8,3). Já a região Sul avaliou a Caixa de Assistência em 7,5 pontos. Os Estados que dão as maiores notas são Paraíba (8,6), Ceará e Maranhão (8,5). Os locais com os menores índices são Roraima (5,4), Tocantins (6,2), Santa Catarina e Rondônia (6,9), com uma avaliação considerada moderada.

Avaliação dos credenciados Os prestadores de serviço deram nota 8,2 à CASSI, o que indicou nível alto de satisfação no relacionamento com a Caixa de Assistência. A nota resultou da pesquisa realizada com credenciados de todo o País, que contou com a participação de aproximadamente 38 mil prestadores, entre instituições e profissionais de saúde. O maior nível de satisfação com o Plano foi o do Nordeste, onde os credenciados deram nota 8,7, e o menor, o do Sul, cuja satisfação recebeu 7,9. Por telefone, 5.817 prestadores foram entrevistados. No levantamento, 55,8% dos prestadores disseram nunca ter sofrido negativa de autorização de procedimentos. Dos 40,7% que tiveram alguma negativa de autorização, 32,8% responderam que o motivo foi a ausência de cobertura do Plano; 22,9%, a falta de informações no pedido médico; 11,1%, o fato de o paciente estar no período de carência; 17,6%, a negativa pelos peritos da CASSI. A pesquisa apontou que a remuneração dos profissionais e serviços de saúde credenciados pela Caixa de Assistência era adequada parcial ou totalmente: 36,4% dos entrevistados disseram que os valores estavam atualizados e refletiam o que era pago pelo mercado e 41,6% disseram que os valores estavam parcialmente atualizados e refletiam o custo de procedimentos e insumos. Portanto, 78% dos prestadores consideraram a remuneração atualizada e adequada ao mercado, integral ou parcialmente. Somente 15,6% consideraram os valores pagos pela CASSI totalmente desatualizados e insuficientes para cobrir os custos. Outros 6,4% dos entrevistados não souberam avaliar este item.

CASSI tem o segundo maior número de citações como o melhor plano Entre os prestadores entrevistados, a CASSI foi a segunda mais citada quando perguntados qual o melhor plano de saúde do País. A CASSI recebeu 17,1% dos votos. O primeiro colocado ficou com 31,4% dos votos; o terceiro, com 10%; e o quarto, com 5%. A grande maioria dos prestadores (95,2%) disse que pretende continuar atendendo pela CASSI. Somente 1,6% dos entrevistados afirmaram que não pretendiam e o restante (3,2%) não soube avaliar a resposta sobre a intenção de permanecer credenciado. Quase metade dos prestadores da CASSI atende pelo Plano há 10 anos ou mais. A pesquisa com credenciados da CASSI teve margem de erro de 3,2% no resultado nacional e de 5% na avaliação por Estado.

Comunicação externa ganha nota 8,3 A pesquisa de comunicação externa apontou nota 8,3 em relação à satisfação dos participantes. Foram avaliados os veículos de comunicação institucional (jornal impresso, jornal eletrônico e site na internet) por 2.068 beneficiários de todo o País. A margem de erro da pesquisa foi de 2,1% nacional e 5% por UF. Avaliando a satisfação por veículo de comunicação, os entrevistados deram nota 8,3 para o jornal impresso e para o eletrônico. O site obteve nota 8,2. Quando perguntados por quais meios se mantinham informados sobre a CASSI, o jornal e o site foram os canais mais citados, em seguida vieram, na ordem, os comunicados por email, a Central CASSI e as Unidades. Mais de 70% dos entrevistados avaliaram que o número atual de veículos de comunicação estará adequado. Em torno de 73% dos participantes disseram que costumam procurar o site quando precisam de algum serviço ou informação. Cerca de 74% dos entrevistados disseram ter o hábito de ler o jornal. A CASSI realizou ainda pesquisa de comunicação interna, que obteve nota 8,5 dos colaboradores

Estratégia Saúde da Família tem aprovação de cadastrados

A Estratégia Saúde da Família (ESF), que norteia as ações de promoção à saúde e prevenção de doenças da CASSI, recebeu nota 8,2, que revela alto nível de satisfação dos seus participantes cadastrados, sendo que metade (exatos 49,9%) deu notas acima de 9. Foram entrevistados 4.335 cadastrados na ESF e a margem de erro nacional foi de 1,43% e por Estado, de 7%. Dos entrevistados, 81,1% procuram ser atendidos pelos mesmos profissionais nas CliniCASSI, o que revela um interesse de vínculo dos pacientes com quem os atende. A capacidade de resolução dos problemas por parte dos profissionais de saúde da CASSI recebeu nota 8,8, o que apontou nota alta para o quesito.

2009

História da CASSI – 2009

A CASSI ganhou pelo segundo ano consecutivo o Top Hospitalar. Esse foi o reconhecimento por se destacar, ao longo de 2009, como Instituição que contribui para o desenvolvimento e fortalecimento do setor de saúde no País. Cerca de 200 líderes do setor de saúde – executivos e representantes do mercado de saúde, administradores hospitalares, líderes de associações de classes e principais executivos de seguradoras e planos de saúde – elegeram a CASSI como o melhor plano de autogestão do País. Outro fato que comprovou a qualidade dos serviços da CASSI foi a classificação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). No Índice de Desenvolvimento da Saúde Suplementar (IDSS), apenas 19,3% das 1.078 operadoras médico-hospitalares avaliadas foram classificadas nos dois patamares superiores de pontuação. A CASSI ficou nesse grupo qualificado de operadoras, com o índice de 0,78 (um melhora significativa em relação à edição anterior do IDSS, na qual obteve 0,65). As 870 operadoras restantes, que representavam 80,7 do total, foram consideradas insatisfatórias ou regulares, com pontuações entre zero e 0,59. Cabe também destacar a ampliação do atendimento da Central CASSI. Em julho de 2009, o 0800 729 0080 alcançou a meta de atender pelo menos 80% das ligações em até 20 segundos (nível de qualidade do mercado). O nível de excelência também foi alcançado pela Estratégia Saúde da Família (ESF). Em entrevistas realizadas ao longo de 2009 com associados cadastrados na Estratégia, 88% disseram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com a ESF e 80% afirmaram que os profissionais das CliniCASSI conseguem resolver os problemas de saúde apresentados pelos associados.

2008

História da CASSI – 2008

Com a reestruturação organizacional, a CASSI passou a ter uma Unidade em todos os Estados. Houve também mudança no critério para abertura dos Serviços Próprios, as CliniCASSI, que prestam serviço assistencial aos participantes. Para a implantação de um desses pontos de atendimento, é necessário que exista no município ou região 1,2 mil participantes, sendo 800 do Plano de Associados. Com essas regras, foi possível expandir a implementação de CliniCASSI para o interior do país. No Plano de Associados, a CASSI institui a co-participação de 10% em diagnoses e terapias não-vinculadas à internação, como fator moderador na utilização de eventos médicos e hospitalares. A Entidade realizou pesquisa sobre a abrangência e qualidade da rede credenciada, com o objetivo de aprimorar a rede. Outra ação realizada no ano foi o recadastramento nacional dos participantes. A CASSI venceu o Top Hospitalar 2008 na categoria Autogestão. Considerado um dos principais prêmios do setor no país, o Top Hospitalar é concedido a empresas e profissionais que se destacam na área da saúde. A Entidade também foi bem avaliada no Índice de Desempenho de Saúde Suplementar, elaborado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A pontuação recebida ficou entre 0,60 e 0,79 no Índice, que vai de zero a 1. Apenas 15,4% das operadoras de saúde avaliadas no país obtiveram pontuação semelhante ou superior.

2007

História da CASSI – 2007

Projeto de Automação do Faturamento e Relacionamento (AFR) é implementado. O objetivo é estabelecer uma solução automatizada e em tempo real para a autorização de procedimentos, recebimento de contas médicas e estreitamento de relacionamento com prestadores e beneficiários. O Hospital de Olhos de Brasília (HOB) foi o pioneiro na implementação do novo sistema.

O Plano CASSI Família completa 10 anos com a responsabilidade de cuidar de mais de 280 mil vidas. Desde a sua criação, em 1997, a Caixa de Assistência promoveu uma série de iniciativas para aprimorar o plano como otimização da Rede Credenciada, modernização dos sistemas tecnológicos e ampliação das ações de atenção à saúde. Neste ano, foi firmado convênio de reciprocidade com o TST (Plano de Assistência Multidisciplinar à Saúde e de Benefícios Sociais do Tribunal Superior do Trabalho).

Décima primeira reforma estatutária em Consulta Extraordinária realizada em julho/agosto.

Estatuto Social CASSI

2006

História da CASSI – 2006

A CASSI encerrou o ano com mais de 100 mil participantes cadastrados na Estratégia Saúde da Família (ESF) e um total de 478 mil atendimentos prestados pelas 107 equipes de Saúde da Família. Também este ano aconteceram 749 atividades coletivas, reunindo quase 13 mil pessoas ao longo do ano. Em 2006 a CASSI atingiu o melhor índice na história em Exames Periódicos de Saúde (EPS), realizando em tempo recorde (5 meses de programa), 99% dos exames previstos. A Caixa de Assistência ganhou força em suas negociações ao aumentar o número de participantes de seus planos e estabelecer o Convênio de Reciprocidade com a Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Rio Grande do Sul (Cabergs) e com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Com essa expansão, a CASSI conquistou 30.776 vidas na modalidade de Convênio de Reciprocidade. Tais convênios, amparados pela Lei nº 9.656/98, que trata da regulamentação dos planos de saúde, fortalecem o sistema de autogestão, contribuindo para reduzir o custo fixo por participante da CASSI. Outros convênios que a CASSI administra: ABET – Associação Beneficente dos Empregados em Telecomunicações PROASA – Programa Adventista de Assistência à Saúde TRT – PA- Plano de Assistência à Saúde da Justiça do Trabalho da 8ª Região SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados BACEN – Banco Central do Brasil

Em 2006, a CASSI foi uma das primeiras operadoras a obter o registro junto à Agência Nacional de Saúde (ANS) e ainda implantou o novo Sistema de Gestão Empresarial (SGE) que otimizou os processos de gerenciamento e contribuiu para a redução das despesas administrativas.

2005

História da CASSI – 2005

A CASSI inaugurou o Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência, conhecido como Bem Viver. O programa foi lançado em parceria com a Associação dos Pais e Amigos das Pessoas Portadoras de Deficiência dos Funcionários do Banco do Brasil (APABB). Também foi lançado o Programa Excelência no Relacionamento com o objetivo de obter alto padrão no atendimento nos diferentes pontos e formas de contato com os públicos externos e internos da CASSI. Para isso, foi necessário criar padrões de postura, atitude, desempenho e indicadores que meçam de forma contínua a satisfação, especialmente a dos participantes.

Outra ação de destaque foi a implantação da Política de Referenciamento, que agrega prestadores de serviços aos princípios da ESF, com o objetivo de reforçar a relação com a rede de prestadores de serviços. A intenção é melhorar os atendimentos de saúde na rede, na medida em que os prestadores trabalhem em consonância com as estratégias da CASSI, fortalecendo, desta forma, o modelo assistencial da Instituição. Além disso, a CASSI deve conhecer a sua rede, direcionando os participantes prioritários para os melhores serviços e facilitar uma aproximação mais individualizada.

A CASSI implantou ESF em São Paulo, estado onde existe o maior número de participantes, e consolidou o sistema baseado no modelo de atenção integral à saúde em todas as regiões do País. Foram inaugurados três módulos na capital paulista e três no interior (Ribeirão Preto, Santos e Campinas). Campina Grande (PB) e Londrina (PR) também lançaram a ESF em seus módulos assistenciais. Ainda em 2005, a CASSI conseguiu desenvolver diversos projetos e ferramentas que contribuíram para melhorar a assistência aos participantes. O apoio tecnológico ganhou reforços com os projetos Back Office , que melhorou o gerenciamento da Instituição por meio do software SAP, um dos mais avançados softwares de gerenciamento empresarial disponíveis no mercado, adotado por grandes empresas como Petrobrás, Sadia e Nestlé. O SAP consolida numa única base de dados informações das áreas de finanças, tesouraria, controladoria, compras, contratações e serviços, planejamento e manutenção, gerenciamento de projetos e recursos humanos, permitindo que todas essas áreas se comuniquem e integrem seus processos gerenciais.

Décima reforma estatutária realizada pelo Conselho Deliberativo, em 29 de agosto, com base no inciso XII do artigo 43 do Estatuto Social, em virtude de determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, com fundamento na Resolução CONSU nº 5, de 03.11.1998 e da RDC/ANS nº 39, de 27.10.2000, combinamos com o artigo 4º, da Lei nº 9.961, de 28 de janeiro de 2000.

Estatuto Social CASSI

 

2004

História da CASSI – 2004

A grande festa dos 60 anos da CASSI foi marcada por comemorações em todas as Unidades. Em Brasília, o evento aconteceu no Teatro Nacional e teve como atração uma apresentação da Orquestra Sinfônica da cidade. O slogan CASSI – 60 anos promovendo saúde permeou todas as peças institucionais e atividades durante todo o ano. Neste ano, mais 10 módulos da Estratégia Saúde da Família foram implantados.

Nona reforma estatutária realizada pelo Conselho Deliberativo, em 06 de janeiro, com base no inciso XIII do artigo 43 do Estatuto Social, em virtude da entrada em vigor no novo Código Civil, Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002.

Estatuto Social CASSI

2003

História da CASSI – 2003

Em setembro de 2003, foi realizado o lançamento oficial da Estratégia Saúde da Família, em Brasília. A CASSI assumiu a missão de “prestar assistência integral à saúde do participante com ações de promoção, proteção, recuperação e reabilitação, para a melhoria da qualidade de vida” desde sua reforma estatutária, em 1996. A partir daí, a Entidade se propôs a reorganizar seu Sistema de Saúde, focando na atenção primária e na coordenação dos cuidados dos participantes pelos seus Serviços Próprios. No mesmo ano, a CASSI também lançou o Programa Plena Idade, que objetiva elevar o bem-estar da população idosa, com o desenvolvimento de ações voltadas para a promoção do envelhecimento saudável, a prevenção de doenças, a recuperação da saúde e a reabilitação daqueles que venham a ter sua capacidade funcional restringida.

A CASSI, com a intenção de oferecer novos serviços aos associados, finalizou o estudo sobre o plano odontológico. Neste período, foram cumpridas todas as etapas necessárias à implementação dessa assistência, como a criação de regulamentos, tabelas, manuais de auditoria e de controle, além da customização de um software para o processamento do plano.

2002

História da CASSI – 2002

Devido à epidemia de dengue, a CASSI participou de ações para o combate à doença (Programa de Ação Voluntária no Combate à Dengue), investindo na divulgação de informações para conscientizar o público e estimular ações para o combate à dengue. Durante o período, a Caixa de Assistência manteve um hotsite, na Internet, que foi realizado em parceria com o Voluntariado do BB, Anabb, Fenabb e FBB – instituições ligadas ao Banco do Brasil.

2001

História da CASSI – 2001

O ano foi marcado por importantes mudanças, com ênfase na reorganização e reestruturação da Entidade. Para melhor atender os participantes, houve a reformulação da Central CASSI, e a elaboração de um trabalho para a definição de uma política de assistência farmacêutica.

2000

História da CASSI – 2000

Após a virada do milênio, a CASSI amplia ainda mais a sua atuação e firma parcerias em ações de promoção da saúde. Com programas como o antitabagismo (Tabas) e de prevenção de acidentes (Pavas), a Instituição é reconhecida nacionalmente por divulgar informações não somente para os funcionários do Banco do Brasil, mas também para a comunidade com quem se relaciona. O Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional de Combate ao Câncer (Inca), concede um prêmio à CASSI pela campanha lançada na Unidade do Distrito Federal.

1999

História da CASSI – 1999

Uma importante iniciativa foi a criação dos Conselhos de Usuários, que têm o objetivo de reunir diversos segmentos de participantes para discutir e propor alternativas em prol da saúde. Nesse mesmo ano, a CASSI lança seu site e inaugura a intranet.

1998

História da CASSI – 1998

Lançado novo programa assistencial: o Sempre Saúde CASSI. Nesta ação, uma equipe multidisciplinar (formada por médicos, psicólogos, assistentes sociais e auxiliares de enfermagem) visitava periodicamente a residência dos usuários, aplicando questionários com o objetivo de conhecer o perfil epidemiológico e os hábitos de vida da família. Com o trabalho, a CASSI avaliava riscos de adoecimento e propunha alternativas capazes de reverter quadros desfavoráveis, agindo preventivamente.

1997

História da CASSI – 1997

Em fevereiro, foi criado o plano CASSI Família, destinado aos familiares dos associados e ex-associados. O novo plano foi desenvolvido a partir de uma pesquisa por amostragem e conquistou 130 mil participantes somente no ano de lançamento.

Representando um dos pilares mais importantes do Modelo de Atenção Integral à Saúde da Entidade, foi implantada a Central CASSI, principal canal de comunicação com participantes e prestadores de serviços. A criação da estrutura da Central possibilitou à CASSI a padronização das liberações de procedimentos em todo território nacional e a profissionalização de sua gestão, com treinamento freqüente dos colaboradores nas normas da Entidade, tornando o atendimento e as orientações iguais para todos os participantes. A implantação da primeira CliniCASSI – Unidade de Atenção Integral à Saúde, em Copacabana (RJ), potencializa a utilização dos serviços próprios de saúde, focados no novo modelo assistencial. Nos anos seguintes foram inauguradas CliniCASSI em Campinas, Belo Horizonte, Salvador, Recife e São Paulo.

1996

História da CASSI – 1996

Com a aprovação de um novo Estatuto, inicia-se o processo de autonomia da CASSI em relação ao Banco do Brasil. A Caixa de Assistência passa a assumir suas próprias despesas administrativas e inicia-se a implantação do novo Modelo Assistencial de Atenção Integral à Saúde. Com essa medida, a CASSI deixou de ser uma simples empresa pagadora de serviços médicos e tornou-se promotora de saúde, especialmente por meio da prevenção de doenças.

Oitava reforma estatutária em Consulta Extraordinária realizada em abril/maio.

Estatuto Social CASSI

1995

História da CASSI – 1995

Estudos atuariais apontam para a necessidade de se aumentar a contribuição do associado, para equilibrar as finanças e tornar a Caixa de Assistência uma empresa auto-sustentada.

1989

História da CASSI – 1989

A Sede da CASSI muda-se do Rio de Janeiro para Brasília.

Sétima reforma estatutária em Consulta Extraordinária realizada em agosto.

Estatuto Social CASSI

1986

História da CASSI – 1986

Início da reformulação estatutária traz significativas mudanças: os associados passam a eleger um diretor de Auxílios.

1980

História da CASSI – 1980

No processo de modernização administrativa, as funcionárias, numa importante conquista, conseguem inscrever seus maridos ou companheiros como beneficiários do Plano de Associados.

1974

História da CASSI – 1974

Nova reforma estatutária altera o valor das contribuições. O associado passa a contribuir com 1% de seus proventos gerais, enquanto o BB contribui com o dobro e assume a Direção da Entidade.

Sexta reforma estatutária em Consulta Extraordinária realizada em junho/julho.

Estatuto Social CASSI

1970

História da CASSI – 1970

A CASSI assume completamente a assistência à saúde dos funcionários do Banco do Brasil. Três anos mais tarde, a filiação à Caixa de Assistência torna-se obrigatória.

Quinta reforma estatutária em Assembléia Geral Extraordinária de 31 de março.

Estatuto Social CASSI

 

1967

História da CASSI – 1967

A extinção do Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Bancários (IAPB) deteriora os serviços médico-hospitalares dos funcionários do BB, gerando uma corrida aos serviços da CASSI e impulsionando o crescimento da Caixa de Assistência.

1962

História da CASSI – 1962

A Entidade cria regulamento próprio de auxílios e admite a adesão de aposentados e pensionistas.

Quarta reforma estatutária em Assembléia Geral Extraordinária de 12 de março.

Estatuto social CASSI

1955

História da CASSI – 1955

Terceira reforma estatutária em Assembléia Geral Extraordinária de 28 de março.

Estatuto Social CASSI

1948

História da CASSI – 1948

Primeira reforma estatutária em Assembléia Geral Extraordinária de 9 de agosto de 1945. Segunda reforma estatutária em Assembléia Geral Extraordinária de 29 de outubro de 1947.

Estatuto Social CASSI

1944

História da CASSI – 1944

No primeiro ano, a CASSI tinha 3,5 mil associados, de um total de 7,2 mil funcionários do Banco do Brasil.

Estatuto Social CASSI

Código de ética

Os princípios éticos orientam a atuação da CASSI, fundamentando a nossa imagem de organização sólida, íntegra e confiável no exercício de todas as atividades, em favor da saúde e da vida.

Nosso Código de Ética contém normas de conduta profissional, presentes em diretrizes específicas, relacionadas ao nosso dia a dia no ambiente de trabalho.

A gestão e verificação de seu cumprimento, cabe ao comitê gestor, formado por representantes indicados por cada diretoria e presidência e um representante eleito pelos colaboradores da CASSI.

Clique para ler o documento com o Código de Ética completo.

Índice de desempenho da saúde suplementar – (IDSS)

O IDSS é um índice composto por um conjunto de indicadores agrupados em quatro dimensões e é calculado com base nos dados extraídos dos sistemas de informações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde.

Para mais informações, acesse.

Saiba mais

IDSS da CASSI 2023 (ano base 2022)

0,6922

Dimensão

Nota

  • IDQS

    Qualidade em Atenção à Saúde

    0.6102

  • IDGA

    Garantia de Acesso

    0.5792

  • IDSM

    Sustentabilidade no Mercado

    0.8357

  • IDGR

    Gestão de Processos e Regulação

    0.8467

Conheça as nossas Políticas

Política de Combate à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e à Corrupção

A CASSI assume o compromisso de ter medidas para prevenir e combater os crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores e sobre a adoção de práticas mínimas de governança no âmbito das operadoras de planos de assistência à saúde.

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Política de Privacidade

Proteção de dados é coisa séria: a CASSI instituiu esta Política para firmar o seu compromisso com a proteção dos dados pessoais de seus participantes.

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Política de Relacionamento com Fornecedores e Prestadores

Neste documento, a CASSI expõe quais são os princípios praticados por seus trabalhadores que prestam serviço assistenciais ou fornecedores.

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Política de Responsabilidade Socioambiental

Esta política serve para orientar as atuações e as avaliações dos riscos socioambientais, considerando as necessidades específicas, a legislação e os regulamentos aos quais está sujeita.

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Política de Transações com Partes Relacionadas

Para estabelecer regras visando assegurar que todas as decisões, especialmente aquelas envolvendo Partes Relacionadas, a CASSI possui esta política. Além de abranger outras situações com potencial conflito de interesses para que sejam tomadas decisões observando os interesses da CASSI.

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Programa de Compliance e de Integridade

Essa política tem o objetivo de estabelecer mecanismos para prevenir, detectar e tratar a exposição da Instituição a situações de não conformidade às leis, às normas e regulamentos externos e internos, em linha com o seu Plano Estratégico e a sua missão, propósito, valores e visão de futuro.

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Política de Segurança da CASSI

Criada para asseguramos a confidencialidade, integridade e a disponibilidade das informações, promovendo o gerenciamento, monitoramento e proteção das informações contra uso indevido, fraudes, danos, perdas, erros, sabotagens, roubos e ataques cibernéticos, em todo o ciclo de vida das informações.