Publicado em: 05/12/25

CASSI sedia encontro regional de autogestões na Paraíba

A CASSI sediou nesta semana o encontro regional promovido pela Unidas em João Pessoa (PB), com representantes de 18 filiadas à associação nacional das autogestões. Conduzido pelo presidente da Unidas, Mário Jorge, o evento serviu para a contextualização as associadas em relação ao cenário atual da saúde suplementar, caracterizado por custos assistenciais elevados, envelhecimento acelerado da carteira e pelo aumento das doenças crônicas. Para fazer frente aos desafios, ele reforçou a necessidade de fortalecer a gestão baseada em dados, ampliar a eficiência operacional e aprimorar a jornada assistencial dos beneficiários.

Mário Jorge destacou ainda as possibilidades introduzidas pela revisão da Resolução Normativa 137, aprovada em outubro, que criou oportunidades de ampliação da cooperação entre operadoras. Dentre essas possibilidades estão:

  • Uso do plano de saúde fora da área de abrangência, permitida para até 10% dos beneficiários, não apenas por motivo de trabalho, mas também em casos de aposentadoria, estudo ou saúde.
  • Compartilhamento de rede assistencial com outras operadoras, incluindo as comerciais, desde que haja controle da regulação assistencial e auditoria independente.
  • Ampliação do grupo familiar: permitida a inclusão também de parentes por afinidade até o 4º grau, como bisnetos e cunhados. Antes só permitia adesão de parentes até o 2º grau por afinidade e até o 4º grau por consanguinidade.

“Nenhuma autogestão evolui sozinha. Quando compartilhamos experiências, integramos estratégias e atuamos de forma coordenada, ampliamos nossa capacidade de proteger vidas e de garantir um sistema mais eficiente para todos”. A programação combinou visitas técnicas também a outras filiadas com diferentes perfis no segmento de autogestão na Paraíba.