Publicado em: 21/01/26

Uma surpresa atrás da outra 


Foi uma surpresa atrás da outra: ao ligar para CliniCASSI Jabaquara, na capital paulista, buscando um apoio nos cuidados com a mãe, Clara, 83 anos, que tem Alzheimer, Marcio Barbosa Matos não imaginava o desfecho daquela ligação.

A chamada durou muito mais tempo do que esperava e ele já recebeu atendimento especializado. “Quando falei da necessidade de termos orientações para apoiar meu pai, que tem 88 anos e cuida da minha mãe, já me transferiram para a assistente social que me ouviu por 50 minutos. Era dia 30 de dezembro e ela marcou a consulta com a geriatra da CliniCASSI para a semana seguinte. Logo nesse primeiro contato percebi interesse e acolhimento.”

A atenção recebida por telefone fez Márcio apostar na sugestão de levar sua mãe para se consultar com a geriatra da CliniCASSI Jabaquara junto com o marido, Sr. Olavo, 88 anos, pai de Márcio. Aposentado do Banco do Brasil, Márcio, que mora em Brasília, comprou a passagem de última hora para São Paulo e acionou o irmão mais velho, que vive no interior paulista, e se prontificou para também a consulta. 

A segunda surpresa aconteceu no dia 6 de janeiro: ao chegarem na CliniCASSI, Rosana Conceição Costa da Silva, a assistente social, estava na recepção, esperando pela família, e participou da consulta conjunta com a geriatra, o médico de família e a enfermeira. Depois de uma hora e meia de atendimento, a família saiu da CliniCASSI Jabaquara com diversas orientações, pedido de novos exames, solicitação para o cardiologista que acompanha dona Clara rever a medicação dela, indicação de sessões de fisioterapia em casa e de tomar vacinas e vitaminas, com base nos exames. O agendamento para retorno no início de fevereiro também já foi feito, tranquilizando Sr. Olavo que temia possível demora de nova consulta.

“Foi uma experiência surpreendente e positiva. Não tinha noção de que era assim. A geriatra é bastante preparada, mesmo jovem, e tem muita maturidade. A assistente social também ouviu individualmente meu pai, que é o cuidador, e, separadamente, eu e meu irmão. Nos sentimos acolhidos e queridos num ambiente físico agradável e de fácil acesso, por profissionais competentes e interessados“, admira-se Márcio, que contratou há cinco anos o plano CASSI Família para a mãe. 

Sr. Olavo também se surpreendeu com o acolhimento à sua esposa e gostou de encontrar essa CliniCASSI perto de casa, a apenas uma estação de metrô. 

“Fiquei feliz e acredito que vai dar certo. Foi uma ótima experiência. Nunca tinha recebido um atendimento assim. Sempre ‘pulávamos’ de especialista em especialista. Já passamos por geriatra particular que apenas receitou remédios e disse ‘é assim mesmo’”.
Sr. Olavo, esposo da dona Clara

Seguindo o exemplo  
Depois da consulta para a mãe, Márcio retornou a Brasília, onde mora, decidido a ser acompanhado da mesma forma na capital federal, garantindo que também passará a recomendar a CliniCASSI para os amigos que também são associados.

“Vou passar a usar a CliniCASSI porque faz muita diferença a centralização do cuidado, ter alguém que nos olha dessa forma. Já fui em especialista que me prescreveu uma lista de exames, sem considerar que metade eu já tinha apresentado na consulta, porque usa uma lista padrão, sem levar em conta cada paciente.”
Márcio, filho da dona Clara

Cuidado em equipe 
A atuação conjunta, diferencial das CliniCASSI em relação às consultas com vários especialistas credenciados, de forma individualizada, é o que torna o plano terapêutico mais resolutivo e a conduta médica mais efetiva, acredita a geriatra Lígia Furlan da Sila Dias, da CliniCASSI Jabaquara, que atendeu dona Clara. “Quem gerencia o cuidado do idoso deve ter uma visão do todo, não só da parte cognitiva ou cardiológica, por exemplo”, diz.

“Precisamos atuar na prevenção, entender como controlar sintomas de demência, como agitação, irritação, crise de ansiedade gerada quando não reconhece o lugar e as pessoas à sua volta. Às vezes, a medicação para um desses sintomas tem efeitos colaterais e eles são mais acentuados em idosos e precisamos analisar quais as mais apropriadas para esses pacientes. É difícil, em uma consulta, o médico fazer todas as perguntas, prever todos os danos implicados. Nisso, faz toda a diferença contar com o suporte de uma equipe, pois amplia o olhar, o que é fundamental para construir um plano terapêutico efetivo”, explica a geriatra. O atendimento em equipe também favorece enxergar quem, em casa, dá suporte ao idoso, diz Lígia. “É comum idosos com demência não quererem tomar banho ou comer. A insistência é angustiante para ele, estressante e exaustiva para o cuidador, que também precisa ser olhado e cuidado.” 

Envolvimento da família  
A CliniCASSI vai além do participante: olha para a família e para o contexto de vida da pessoa, uma prática da atenção primária especialmente no cuidado de idosos. “Sugerimos sempre a presença de um filho ou familiar nas consultas, ainda que os idosos sejam autônomos, pois buscamos apoio da família para o plano terapêutico”, diz a assistente social da CliniCASSI Jabaquara. 

Quem mais pode receber esse cuidado? 
Todos os participantes que desejarem podem receber um plano de cuidado individualizado e serem acompanhados por uma equipe de saúde, como dona Clara, assegura a gerente da CliniCASSI Jabaquara, Fernanda Ribeiro Ferreira. “Nosso atendimento é pautado pela centralidade no participante e pela visão integral do cuidado. Isso significa incluir, de forma estruturada, o apoio às famílias e cuidadores, promovendo reuniões, visitas domiciliares e acompanhamento contínuo da saúde”, exemplifica. Fernanda destaca que além disso, a CliniCASSI Jabaquara conta com outros especialistas, faz coleta de exames laboratoriais, pequenos procedimentos, infusão de imunobiológicos e administração de medicamentos. “Contamos com equipes completas e estrutura robusta, com capacidade para atender cerca de 14 mil vidas só nessa CliniCASSI.”  
 
O gerente da CASSI em São Paulo, Marcelo Callai Costa Beber, destaca a oferta desses serviços em diferentes regiões do estado e os investimentos recentes para tornar mais confortáveis, modernas e completas duas CliniCASSI no estado: a Jabaquara, inaugurada há um ano, e a Avenida Paulista, que começou a funcionar em dezembro. “Temos 14 clínicas como essas em São Paulo, pontas para receber nossos participantes e fazer esse gerenciamento do cuidado que é muito mais resolutivo. As duas novas contam com profissionais qualificados, especialistas, prontas para fazer também procedimentos e com facilidade de acesso, vizinhas a estações de metrô. Também confortáveis e acessíveis – com consultórios adaptados para atender pessoas com dificuldade de mobilidade, por deficiência física e obesidade”, complementa.