

O Programa Bem Viver foi criado para oferecer acompanhamento contínuo e personalizado aos participantes com deficiência, com foco em promover:



O acompanhamento é feito pela Atenção Primária à Saúde (APS), com a elaboração de um Plano Terapêutico Singular (PTS) para cada participante. A equipe integra os diferentes níveis de atenção e facilita o acesso a serviços especializados, garantindo cuidado adequado ao tipo de deficiência e ao grau de dependência.
O programa também acompanha os atendimentos na rede credenciada, garantindo cuidado adequado, reabilitação e melhoria contínua da qualidade de vida.
- O que o Programa oferece?
- Plano terapêutico individualizado;
- Apoio à família ou cuidadores;
- Ações de educação em saúde, voltadas às suas necessidades;
- Rede credenciada com psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e outros profissionais;
- Parcerias com instituições que promovem a inclusão, como a APABB;
- Atendimento nas CliniCASSI com equipe multiprofissional qualificada — sem coparticipação;
- Orientações para autorizar seus tratamentos, conforme o seu plano CASSI.
- Encaminhamento para práticas esportivas e atividades artísticas nas unidades da Apabb, de acordo com perfil do participante e disponibilidade de vagas (mais detalhes abaixo)




- Dirija-se à CliniCASSI mais próxima de sua localidade.
- Agende um atendimento com a equipe de APS.
- Na consulta, a equipe realizará a avaliação do tipo de deficiência e das necessidades de saúde.
Após essa etapa, o participante será incluído no Programa e passará a receber acompanhamento contínuo.
Localize aqui a CliniCASSI mais próxima a você.
Benefícios exclusivos para o Plano de Associados
Os participantes vinculados ao Plano de Associados contam, adicionalmente, com benefícios exclusivos oferecidos pela CASSI e pelo Banco do Brasil, como:
- Eventos do Capítulo 81 da Tabela Geral de Auxílio (TGA):
Procedimentos com códigos específicos da CASSI, que incluem terapias seriadas e eventos extra-rol da ANS, sem coparticipação e sem limite de sessões, além de auxílio para despesas com educação de pessoas com necessidades especiais.
- Programa de Assistência Social (PAS) – Assistência a Dependentes com Deficiência: Benefício concedido pelo Banco do Brasil a filhos, enteados, menores sob guarda ou adoção, bem como a cônjuges ou companheiros com deficiência, que possuam acesso ao Capítulo 81.
- Redução da Jornada de Trabalho: Benefício concedido pelo Banco do Brasil ao funcionário para acompanhamento de filhos ou enteados com deficiência e elevado grau de dependência, durante os dias de tratamento terapêutico. A concessão ocorre mediante apresentação do Parecer Técnico de Deficiência emitido pela CASSI, no âmbito das consultas de acompanhamento do Programa Bem Viver.
Como acessar os eventos do Capítulo 81
Procure a CliniCASSI mais próxima e agende atendimento com a equipe de APS;
- Durante a consulta, a equipe irá:
- avaliar o tipo de deficiência e as necessidades de saúde;
- orientar sobre o cadastro necessário;
- informar sobre o processo de autorização dos eventos.
De eventos do capítulo 081


A solicitação pode ser feita:
- presencialmente nas CliniCASSI;
- pelo Canal Fale com a CASSI (App ou Site), utilizando o assunto “Programas CASSI”.
Documentos que podem ser solicitados para autorização:

Atendimentos pelo Capítulo 81 em Livre Escolha
As regras e orientações para autorização de eventos do Capítulo 81 na Rede Credenciada da CASSI aplicam-se igualmente aos atendimentos realizados pelo sistema de Livre Escolha.
Para informações sobre procedimentos do Capítulo 81, PAS – Assistência a Dependentes com Deficiência ou avaliação para redução da jornada de trabalho, procure a CliniCASSI mais próxima. Nossa equipe está pronta para acolher, orientar e encaminhar conforme sua necessidade.
Links úteis:
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade – APABB
https://www.apabb.org.br/
CASSI em Movimento
Encaminhamento para práticas esportivas e artísticas oferecidas pelas 15 unidades da Apabb no país, localizadas nas capitais do Distrito Federal e de 14 estados: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
O direcionamento é feito pelos profissionais de saúde das CliniCASSI levando em conta as vagas disponíveis para cada modalidade, o perfil e as necessidades de saúde do participante CASSI.
Os participantes são acompanhados e passam por avaliação, a cada seis meses, para verificar as habilidades desenvolvidas e determinar continuidade e/ou mudança de atividade.
As ações são complementares aos tratamentos oferecidos pela CASSI, não substituem as terapias feitas pelo plano de saúde.
O objetivo é contribuir com a qualidade de vida e o desenvolvimento das pessoas com deficiência.
Veja modalidades disponíveis e contatos das unidades Apabb em https://www.apabb.org.br/