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Contribuição Mensal CASSI – entenda como os associados participam na formação das Receitas do Plano

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A assistência oferecida pela CASSI aos participantes do Plano de Associados e seus dependentes é garantida pelas contribuições mensais dos titulares e do patrocinador, Banco do Brasil. Essas contribuições garantem a equidade no sistema e a manutenção dos serviços prestados pela CASSI. Também são essenciais para manter a qualidade dos serviços prestados, que tornam a Caixa de Assistência referência entre os planos de autogestão do País.

Saiba o que integra a contribuição do associado, na forma do Estatuto da CASSI:
O Plano de Associados tem como contraprestações:

Funcionários da Ativa:
• contribuições ordinárias mensais pessoais sobre a remuneração total, inclusive a gratificação natalina, no percentual de 4%;
• contribuições por dependentes, sobre a remuneração total do titular, inclusive a gratificação natalina, nos seguintes percentuais: o 1% para o primeiro dependente, 0,5% para o segundo dependente e 0,25% para os demais dependentes.

Funcionários Aposentados e pensionistas:
• contribuições ordinárias mensais pessoais sobre todos os valores pagos pelo Banco do Brasil S.A. e/ou PREVI e/ou Instituição Oficial de Previdência Social, a título de renda mensal de aposentadoria ou pensão, no percentual de 4%.
• contribuições por dependentes, sobre todos os valores pagos pelo Banco do Brasil S.A. e/ou PREVI e/ou Instituição Oficial de Previdência Social, a título de renda mensal de aposentadoria ou pensão, inclusive a gratificação natalina, nos seguintes percentuais: o 2% para o primeiro dependente, 0,5% para o segundo dependente e 0,25% para os demais dependentes.

Ressalta-se, também, a obrigatoriedade da contribuição do associado sobre as verbas de caráter remuneratório pagas pelo Banco do Brasil aos seus empregados e ex-empregados, inclusive aposentados, decorrentes de ações trabalhistas, individuais e coletivas e acordos trabalhistas, judiciais e extrajudiciais.

As formas de contribuição para o Plano de Associados estão descritas no Estatuto Social (artigos 16 e 18) e Regulamento do Plano de Associados-RPA (artigos 37º a 41º). Esses documentos estão disponíveis no site da CASSI (www.cassi.com.br), nas abas “Conheça a CASSI” e “Nossos Planos”, respectivamente.

Dúvidas sobre o assunto?

Contate a CASSI, via Fale com a CASSI aqui no site ou, pelo app, acess Canais de Atendimento.

Sustentabilidade CASSI e uso consciente do Plano de Associados – 14 de novembro de 2022

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Caro colega Associado,

Hoje estamos nos dirigindo a você que é DONO da CASSI. Como forma de aprimoramento do processo de gestão da CASSI, em dezembro de 2020 foi aprovado pela Diretoria Executiva e pelo Conselho Deliberativo um plano de ações para promover continuamente o equilíbrio financeiro da instituição, de modo a garantir sua sustentabilidade e evitar o consumo de reservas e garantias exigidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Nessa linha, em 28/10/2022, o Conselho Deliberativo determinou o acionamento do referido plano, pois os cálculos atuariais projetam que as atuais reservas líquidas da CASSI, embora elevadas atualmente, podem ser consumidas em um período aproximado de 16 meses por causa do crescimento continuado das despesas assistenciais nos últimos semestres.

Todo o setor de saúde e, em especial, nosso Plano Associados tem vivenciado elevação significativa nas despesas assistenciais (consultas, exames e internações, por exemplo) por conta da inflação médica, do tratamento de consequências da Covid-19, do aumento de coberturas pelo ROL da ANS, do incremento na quantidade de procedimentos realizados e da incorporação de inovações tecnológicas e de novos medicamentos, dentre outros fatores.

É importante salientar que, quando o atual modelo de custeio do Plano Associados foi proposto e aprovado, em novembro de 2019, as projeções indicavam sua sustentabilidade até junho de 2022. Os planos de mercado realizam reajustes anuais em função de suas projeções atuariais, como ocorre com os planos comerciais da CASSI (Família I e II, Essencial e CASSI Vida), diferentemente do Plano Associados que, durante sua existência de 78 anos, sofreu apenas três revisões em seu modelo de custeio.

Em cumprimento ao Plano de Contingência, a CASSI informou ao BB sobre a necessidade de instituir Mesa de Negociação, com o objetivo de rediscutir o modelo de custeio do Plano Associados. É importante que essa ação seja iniciada sem tardar, para percorrermos adequadamente o rito do processo de negociação, além da necessidade de submissão de proposta à aprovação do Corpo Social, sem que tenhamos consumo integral das reservas líquidas da operadora e a geração de eventual desequilíbrio financeiro nos médio e longo prazos.

Então, neste momento, a CASSI chama você a acompanhar as referidas discussões e a contribuir, por meio do uso consciente do nosso plano, por meio das ferramentas que estamos implementando a cada dia no nosso site e no App CASSI.

Por favor veja como todos nós podemos contribuir com a sustentabilidade da nossa CASSI:
• Acompanhe, pelo app CASSI, site e e-mail, as notificações enviadas, sempre que um procedimento for autorizado em seu nome. Caso não reconheça, use o botão “Contestar eventos”. A contestação pode ser feita em até 90 dias após a autorização. Se essa opção não estiver disponível para o procedimento específico, registre a contestação escolhendo, também no APP, o botão “Canais de Atendimento” e clicando em “Fale com a CASSI”. Apenas em 2021, tivemos 27.000 contestações de participantes, que já geraram mais de R$ 2 milhões em economia para a CASSI.

• Quando precisar de atendimento, use prioritariamente a Telemedicina. Nossos profissionais são qualificados e atuam 24 horas por dia, 7 dias por semana, prontos para qualquer tipo de necessidade. Você será redirecionado para um hospital ou especialista ser for realmente necessário. Não há coparticipação para consultas via nossa Telemedicina CASSI.

• Se você estiver em um município que tenha uma de nossas 65 CliniCASSI, dê preferência também para nossas clínicas próprias. Nossos canais próprios de atendimento são mais resolutivos e custam menos para todos nós. Não há coparticipação para consultas via CliniCASSI.

• Ao usar a rede credenciada para consultas, pergunte ao prestador qual o prazo de retorno e o agende dentro deste prazo, evitando a cobrança de nova consulta.

• Quando seu médico solicitar exames, apresente aqueles que já foram realizados recentemente. A maioria dos exames têm prazo de validade e podem ser reaproveitados nesse período sem novos custos.

• Indique a CASSI para seus familiares! O ingresso de novos parentes em nossos diversos planos (Família, Essencial e Vida) aumenta a receita da nossa Caixa de Assistência e nos fortalece para buscar melhores preços na negociação com prestadores. Além disso, o custo operacional é diluído, favorecendo também o Plano de Associados. Em pouco mais de um ano já tivemos quase 8.000 novas adesões nos novos planos Essencial e Vida.

• Use nosso canal de Ouvidoria para nos informar sobre prestadores que estão atendendo mal ou gerando procedimentos que considerem desnecessários, a fim de que possamos agir para melhorar o atendimento geral e reduzir custos. Temos descredenciado prestadores que cobram no particular ou geram contas adicionais aos associados. Isso não faz parte de nenhum contrato de credenciamento com a CASSI.

Dentre diversas outras ações de gestão e modernização tecnológica, a CASSI está aumentando o seu portifólio de produtos e serviços para permitir a adesão de mais familiares com diferentes faixas de renda.

Acompanhe, nas redes sociais, site e APP da CASSI, o lançamento dos novos planos Vida regionais, com mensalidades atraentes e já disponíveis para Belo Horizonte e Região Metropolitana, Salvador, Brasília e Triângulo Mineiro. Em breve, os planos Vida estarão disponíveis em mais cidades, como São Paulo, Ribeirão Preto, Fortaleza, Curitiba, Florianópolis, dentre outras que já estão em negociação.

E lembre-se: os planos de parentes não geram nenhuma responsabilidade financeira ou legal para quem os indicou. É bom para a CASSI e é bom para nossos parentes, que sempre quiseram fazer parte da família CASSI, mas não tinham alternativas.

#cuidardacassi
#cassisustentavel

DIRETORIA EXECUTIVA DA CASSI

Clóvis de Castro Júnior
Hugo Pena Brandão
Carlos Emílio Flesch
Fernando Amaral

Pagamento do reembolso pode ser mais ágil e prático! – 26 de abril de 2021

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A solicitação de reembolso em formato eletrônico possibilita o envio dos documentos em formato digital à CASSI e permite reduzir o prazo de pagamento ao associado. Verifique em quais casos o Regulamento do Plano de Associados prevê reembolso e veja também quais informações e documentos são necessários para cada tipo de solicitação.

Para acessar o passo a passo do reembolso, clique aqui.

IMPORTANTE
• A solicitação de reembolso é feita na área logada do site, com CPF e senha do participante.

• Fique atento ao tipo de pedido que quer fazer: há passos específicos para reembolso de medicamentos abonados pelo Programa de Assistência Farmacêutica (PAF) e outros para os demais procedimentos reembolsáveis.

• Antes de preencher a solicitação, tenha à mão, já digitalizados, os documentos que precisará inserir (nota fiscal e, para alguns casos, pedido médico).

Ofício ANS – Prorrogação do Programa de Saneamento – 21 de novembro de 2019

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Instrução Diretiva nº 12/1ª DF/CASSI – 23 de outubro de 2019

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Clique abaixo para acessar o documento:

Instrução Diretiva nº 12/1ª DF/CASSI

ANS inclui CASSI em programa de intervenção fiscalizatória – 09 de outubro de 2019

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# INFORMAÇÃO RESTRITA A ASSOCIADOS CASSI

Fiscais avaliarão se há problemas na assistência prestada aos beneficiários

Nesta quarta-feira, 9 de outubro, a CASSI foi notificada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) de que está entre as operadoras selecionadas para o Programa de Intervenção Fiscalizatória. O programa verifica como a assistência está sendo prestada e se há problemas na oferta de serviços das operadoras que receberam maior número de reclamações por parte dos beneficiários.

Segundo a notificação, dois fiscais da ANS estarão na CASSI entre os dias 4 e 8 de novembro, avaliando vários documentos relacionados a canais de atendimento aos beneficiários, regulação de acesso à cobertura e garantia de atendimento.

Após a avaliação, os fiscais irão elaborar relatório diagnóstico contendo o relato pormenorizado das condutas infrativas potencial e/ou efetivamente identificadas, bem como as recomendações para seu saneamento, estipulando forma e prazo para cumprimento.

Não há relação entre a intervenção fiscalizatória e a direção fiscal, instaurada em julho de 2019, voltada a questões econômico-financeiras.

A intervenção fiscalizatória está prevista na Instrução Normativa (IN) 13/2016 e este é o oitavo ciclo do programa iniciado há três anos. É a primeira vez que a CASSI é selecionada para participar.