Associados lotam auditório do BB em Recife para conhecer o Relatório 2024

Na quarta-feira (23/4), foi a vez dos associados pernambucanos conhecerem os resultados econômico-financeiros de 2024. O evento lotou o auditório da Agência Banco do Brasil no centro de Recife com funcionários da ativa e aposentados do Banco, além de lideranças das entidades representativas do funcionalismo.
A apresentação do Relatório 2024 foi feita pelo diretor executivo de Administração e Finanças, Hugo Pena Brandão e pelo gerente executivo de Rede de Atendimento, Ricardo Tavares Fernandes. Entre os destaques, falaram do avanço no cuidado com a saúde dos mais de 575 mil participantes dos planos CASSI, com o apoio da tecnologia e evidências científicas, além das reformas e ampliações nas CliniCASSI pelo país e no estado. “Já estamos em fase de contratação para implantação de clínicas parceiras em Caruaru e Petrolina e no segundo semestre devemos ter um cronograma de implantação. Com isso, aumentaremos a estrutura de atenção primária da CASSI em Pernambuco, que já conta com as CliniCASSI Recife Aflitos e de Boa Viagem, na Capital”, disse Tavares.
Quem já conhece o atendimento da CliniCASSI no Estado sabe como é valioso contar com novas estruturas. É o caso da associada Gabriela Diniz, que atua na Agência BB do Shopping Tacaruna, e experimentou o diferencial de ter acompanhamento oferecido pelas CliniCASSI, com foco em serviços de Atenção Primária à Saúde. “Há dois anos, descobri um problema de saúde que mexeu muito comigo. Imediatamente ao saber, procurei a enfermeira da minha equipe de saúde da CliniCASSI Aflitos. O apoio que recebi foi fundamental para a minha cura. Recomendo que todos possam conhecer esse trabalho dos médicos e de toda equipe de saúde da família, pois faz total diferença pra gente e nossos familiares”, contou.
Em 2024, a quantidade de consultas em CliniCASSI aumentou 32,5% em relação ao ano anterior, mostrando uma maior procura e interesse pelos serviços próprios. Além do acompanhamento e cuidado com a saúde, as clínicas da CASSI contribuem para a sustentabilidade do plano, pois reduz o custo assistencial em relação à rede credenciada, favorecendo o controle das despesas. Além disso, também beneficia diretamente o participante, já que nas CliniCASSI não há cobrança de coparticipação.
Resultados econômicos e ações de melhorias
O diretor Hugo Pena Brandão explicou que o déficit de R$ 470 milhões se deve ao crescimento das despesas do Plano de Associados em percentual acima do aumento das receitas. “O modelo de custeio aprovado na reforma estatuária de 2019, ainda em vigor, mantém as contribuições atreladas ao salário, enquanto que as despesas assistenciais crescem além. Em 2024 as receitas do CASSI Associados foram de R$ 3,97 bilhões e as despesas, R$ 4,5 bilhões.”
Porém, no período pós-reforma estatuária até 2024, a CASSI conseguiu um resultado positivo em quase R$ 1,7 bilhão. Algumas ações de gestão permitiram prolongar a suficiência do atual modelo de custeio aprovado em 2019. Entre elas o investimento para evitar fraudes e desvios usando como apoio a inteligência artificial, citou o diretor.
Além dos investimentos em tecnologias, conscientizar os participantes sobre o assunto também foi importante. A associada aposentada Carminha Moura, de 62 anos, está na CASSI desde que nasceu, pois seu pai também era do BB em Pernambuco. Ela sabe que fraude pode causar prejuízos financeiros significativos para a CASSI e destacou como atua para ser uma aliada do plano que cuida da sua saúde e da sua família. “Eu não aceito assinar guia médico em branco, sempre questiono. A gente tem que ter esse posicionamento, pois a CASSI é nossa e temos que zelar por ela”, reforçou.
Outra importante ação foram as a ampliação de convênios de reciprocidade e cessão de rede. Atualmente a CASSI a atende mais de 332 mil vidas por meio dessas assinaturas, que gerou mais de R$ 60 milhões em receitas para o plano.
Votação
A votação do relatório será de 15 a 26 de maio. Os associados poderão registrar seu voto pelos seguintes canais:
• App CASSI
• Site da CASSI
• Terminais de Autoatendimento do BB
• SISBB, para associados da ativa
Dúvidas sobre o Relatório podem ser enviadas para relatorioanual@cassi.com.br.