Publicado em: 19/04/24

CASSI apresenta resultados aos associados

A Diretoria da CASSI realizará uma live, no dia 3 de maio, às 10h, para apresentar os pontos mais relevantes do Relatório 2023 aos associados. O objetivo é esclarecer sobre o documento que será submetido à votação entre 6 e 17 de maio.

As principais iniciativas da gestão no último ano, os indicadores de uso dos planos e condições de saúde da população assistida e os resultados econômico-financeiros da Instituição já foram apresentadas às entidades representativas dos associados e aos conselheiros de usuários de todo Brasil, em eventos presenciais e online, e em encontros nos estados.

Destaques dos diretores

“A implantação do CRM promoveu a integração de todos os canais de relacionamento em um único ambiente, melhorando o atendimento, a experiência do participante e reduzindo o tempo de resposta. Ampliamos também, nossa atuação no ambiente digital, oferecendo novas funcionalidades, maior interação com a CASSI, praticidade e resolutividade nas demandas dos participantes, de forma segura.”

Carlos Flesch – Diretor de Planos de saúde e Relacionamento com Clientes

“Os dados de 2023 mostram que investir na expansão e na qualidade dos serviços prestados pelas CliniCASSI dá resultados. Tivemos um aumento de 21% dos atendimentos presenciais nas CliniCASSI e uma redução de 29% na busca de atendimentos em pronto socorros. Estamos qualificando nossas equipes de Atenção Primária à Saúde (APS) para aperfeiçoarmos a coordenação de cuidados integrais dos nossos participantes. E, em termos de inclusão, já fizemos conferências de saúde para envolver as famílias e as pessoas com deficiência na construção de uma política de relacionamento com esse público para nos tornarmos o primeiro plano de saúde a ter uma política específica de relacionamento com as pessoas com deficiência.”

Fernando Amaral – Diretor de Saúde e Rede de Atendimento

“Fechamos o ano com superavit de aproximadamente R$ 20 milhões. Embora a CASSI tenha iniciado 2023 com projeção atuarial que indicava déficit, sobretudo por causa do crescimento das despesas assistenciais do Plano de Associados, conseguimos reverter essa tendência, em parte por causa do reconhecimento pelo BB, das contribuições patronais devidas sobre reclamatórias trabalhistas e acordos extrajudiciais, em parte por causa de diversas ações de gestão empreendidas pela operadora, como a renegociação de contratos, aprimoramento de processos, expansão da atenção primária à saúde, centralização da aquisição de medicamentos de alto custo, lançamento de plataforma para regularização de dívidas, retenção de participantes, entre outras iniciativas implementadas.”

Hugo Brandão – Diretor de Administração e Finanças

“Ter um resultado positivo quando o orçamento previa um déficit, e ainda com o fim do acionamento do gatilho sobre as coparticipações, que conseguimos eliminar a fim de não onerar o associado, foi uma brilhante realização, fruto do trabalho conjunto de todas as diretorias. É importante entender que a CASSI tem um ciclo diferente das operadoras de mercado que anualmente reajustam as mensalidades, mesma lógica que seguimos nos planos para familiares. No Plano de Associados, a receita aumenta conforme os reajustes salariais ou quando há reforma no modelo de custeio, onde acontece um período de acumulação de reservas até que, com a reversão desta curva, começamos a consumir a reserva acumulada. Este resultado mostra que estamos no caminho certo, identificando os grupos populacionais, mantendo as melhorias nas CliniCASSI, que, inclusive, começaram a abrir aos sábados e aumentaram a quantidade de atendimentos. Afinal, CliniCASSI boa é CliniCASSI cheia!”

Cláudio Said – Presidente

O Relatório é o documento voltado à prestação de contas aos associados, para que possam se manifestar, como prevê o Estatuto Social da CASSI. É, portanto, o espelho das realizações da CASSI no último ano e os resultados econômico-financeiros. Antes de ser submetido ao Corpo Social, é avaliado pelos Conselhos Fiscal e Deliberativo, e por auditor independente, que manifestaram pareceres favoráveis.


Perfil da população, uso dos serviços e retenção de participantes

31,3% população com 59 anos ou mais
Plano longevo e que permite a permanência nas faixas etárias mais altas, diferentemente dos planos de mercado.

Em 10 anos, percentual de participantes com idade acima de 59 anos passou de 19,9% para 31.3%
29,6% dos participantes com uma ou mais doença crônica: diabetes (7%), hipertensão (19%) e dislipidemia (19%)

3,4% estão em tratamento de câncer
6,24% de aumento na quantidade de exames

4,19% cirurgias a mais

18,69% de queda na quantidade de internações
Queda de 11% na quantidade de cancelamentos dos planos

Aumento de 48% na quantidade de reativações de planos

43% adesões a mais em relação ao ano anterior.
96% da população assistida tem rede credenciadaUso de inteligência artificial para autorizaçõesVisão 360º do participante, com implantação de plataforma que reúne os canais de relacionamento
Superávit de R$ 20 milhões (resultado líquido), possível por dois fatores extraordinários:
1) pagamento, pelo Banco do Brasil, de R$ 339,5 milhões referentes a contribuições patronais devidas sobre reclamatórias trabalhistas desde 2010, que não haviam sido repassadas. O valor foi apurado por comissão técnica com integrantes do BB e da CASSI em 2023.
2) reversão de uma provisão de R$ 104 milhões para pagamento de ISS após entendimento de que o imposto não seria devido pelas operadoras de saúde, não sendo mais necessária essa provisão e tornando possível o valor ser revertido para o caixa da CASSI.

Acesse o Relatório 2023 aqui.
Tem dúvidas?
Para favorecer a transparência, a CASSI disponibilizou um canal exclusivo para esclarecimento de dúvidas, que podem ser encaminhadas para o email relatorioanual@cassi.com.br.


LIVE DIA 3/5/24, às 10h
O link para participar da apresentação será enviado aos associados por email, com um lembrete sobre o evento, e pode ser acessado aqui.