Publicado em: 24/04/25

Em Salvador, associados apontam tranquilidade com resultado positivo do período

Funcionários da ativa e funcionários do BB lotaram o auditório do prédio da Gepes de Salvador na manhã desta quarta-feira, 23 de abril, para assistir à apresentação dos resultados da CASSI no último ano. As principais ações de 2024 e as iniciativas em andamento para melhoria da assistência e da experiência dos associados e familiares foram detalhadas pelo presidente da CASSI, Claudio Said, e pelo diretor de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes, Alberto Alves Junior. Os diretores também explicaram a origem do déficit do último ano, gerado pelo plano CASSI Associados, devido ao aumento das despesas assistenciais em valores superiores aos das receitas.

Foi justamente para entender a origem e as consequências desse déficit que a funcionária do BB na capital baiana, Rita Rocha, foi à apresentação. A pedido dos colegas e do gerente da agência, fez anotações sobre serviços disponíveis para associados e familiares, sobre a análise do perfil de adoecimento da população e a relação entre os diferentes perfis e as despesas assistenciais. Após ouvir o presidente da CASSI, a bancária ficou tranquila por entender que o descasamento entre receitas e despesas do plano foi coberto por parte das reservas do CASSI Associados, acumuladas nos últimos seis anos, não sendo necessário rateio dessa diferença, por exemplo, como ela e alguns colegas temiam.

Said mostrou que, desde a adoção do atual modelo de custeio, o resultado acumulado é superavitário em quase R$ 1,7 bilhão e as reservas obrigatórias acompanhadas pelo órgão regulador superam a exigência legal, o que permite à CASSI manter a assistência com mesmo nível de qualidade enquanto se discute um novo modelo de custeio que possibilite equilíbrio entre receitas e despesas a mais longo prazo. “Não é só a saúde ou a sustentabilidade da CASSI que está em jogo, é a nossa saúde: nos mantermos vivos, ativos, e também nosso plano.”

“Deu uma tranquilidade ver que, no conjunto, nosso plano teve superávit, embora certamente a gente precise rever o modelo de custeio, porque esse superávit em pouco tempo será eliminado, e rever a própria relação entre o associado e o plano, para que haja a perenidade da nossa CASSI,” disse o aposentado Pedro Paulo Portela Paim, também de Salvador, que acompanhou a apresentação para tirar dúvidas sobre a situação do plano. Quis entender de que forma os planos para familiares contribuíram para o resultado e ouviu a explicação que, por serem superavitários, permitiram a redução do déficit de 2024.

Outro associado aposentado também chamou a atenção no evento: Gervasio Andrade Moura, 92 anos. Ele é associado à CASSI há 71 anos e foi levado pelas filhas que queriam entender a situação da CASSI, além de permitir o encontro do pai com ex-colegas, também aposentados, que participaram do evento, e entender como agilizar o reembolso de atendimentos fora da rede.

Ampliação dos serviços

A oferta de duas novas clínicas de atenção primária à saúde na região, por meio de parceiros que seguirão o modelo das CliniCASSI, também foi anunciada durante a apresentação. Uma delas para atender associados do centro Histórico de Salvador e outra, para a região do Aeroporto, Itapoã e Lauro de Freitas. O gerente da CASSI Bahia, Fausto da Costa Pereira Neto, reforçou o desejo de que os associados busquem os serviços da CliniCASSI Salvador que está sendo reformada para ampliar a capacidade de atendimento e a oferta de serviços. O espaço conta com equipes de médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, para atendimento com e sem hora marcada, e cinco especialistas.

O diretor Alberto Júnior falou das várias ações em andamento para a melhoria da rede credenciada, como parceria com grandes operadoras presentes em cidades do interior e uma nova ferramenta para consultas com especialistas em formato online, para associados e familiares que vivem em cidades sem especialidades médicas. Isso facilitará a primeira avaliação, sem precisar se deslocar para outras cidades. Esse serviço está sendo desenvolvido e reforçará as ações de credenciamento que iniciaram em janeiro.

Participaram também do evento lideranças das entidades representativas dos associados e gerentes de agências e de áreas do Banco na Bahia, entre elas o superintendente Regional do BB em Barreiras, Márcio Carioca, representando o Superintendente Estadual do Banco do Brasil, Zaki Chagouri Ocke, da AAFBB, o coordenador do Conselho de Usuários da CASSI na Bahia, Gildeon Rocha dos Santos.