BB e entidades seguem com negociações para equilibrar Plano de Associados da CASSI

Na quarta mesa de negociação entre o Banco do Brasil, entidades representativas dos funcionários e aposentados e a Diretoria da CASSI, realizada na sexta-feira, 11, foi apresentada a primeira proposta para reequilibrar financeiramente o plano de saúde dos associados. A iniciativa busca garantir a sustentabilidade da Caixa de Assistência.
A construção de um modelo que faça frente ao desafio atual considerou diversos fatores, como projeções atuariais e simulações de resultados. Desta forma, a proposta apresentada pelo BB prevê a elevação da contribuição patronal, dos atuais 52% para 53% de contribuição pelo Banco no custeio da CASSI, enquanto os associados passariam a responder por 47% (ante os 48% atuais).
O encontro foi marcado por posicionamentos dos representantes, aprofundamento técnico e compromisso com a construção coletiva. Durante a reunião, foram debatidas alternativas como a adoção de um modelo híbrido de custeio, com componentes fixos e variáveis, para mitigar impactos imediatos.
Representantes das entidades destacaram a importância de aprofundar o debate. Também foram discutidas medidas complementares, como a modernização do estatuto da CASSI, com foco em receitas alternativas.
Aberto ao diálogo, o BB reafirmou seu compromisso com a saúde dos funcionários e com a construção de uma solução viável, transparente e responsável, se comprometendo a evoluir na proposta, com base em simulações técnicas e escuta ativa das entidades. O objetivo conjunto de garantir a perenidade da CASSI e o bem-estar dos colegas foi ressaltado, bem como os investimentos do BB no funcionalismo de modo geral, que o posicionam acima de outras empresas de mesmo porte.
Da parte da CASSI, foi reforçada a importância de um modelo que assegure equilíbrio estrutural, considerando a inflação médica e o uso consciente do plano. A Diretoria também colocou sua equipe técnica à disposição para apoiar as simulações e análises necessárias, sempre que solicitadas, tanto pelo Banco quanto pelas entidades.
Uma nova rodada de negociações está prevista para o dia 13 de agosto, com expectativa de avanço nas propostas e maior alinhamento entre as partes.
Transparência e acesso às informações
Acompanhar as negociações e se informar por fontes oficiais é fundamental. A CASSI mantém um compromisso com a transparência e atualizações constantes. Para isso, é importante que os funcionários acompanhem as notícias aqui no site e redes sociais da Instituição.